Como gerir uma empresa com poucos recursos?

Last Updated: dezembro 22, 2015By

Na maioria das vezes, uma pequena empresa inicia suas atividades com poucos recursos financeiros. Ainda mais em tempo de crise, quando o dinheiro desaparece do mercado, e há maior dificuldade de acesso aos bancos.

E como gerir uma empresa sem dinheiro?

  • Um bom plano de marketing: definimos quais os produtos ou serviços pretendemos vender, a que preço, qual é o nosso público e de que maneira iremos promover.
  • Estimativa de Compra de Produtos: precisamos levantar todas as possibilidades de produtos, de matérias- primas e de insumos, se vêm do mesmo estado, de outro ou se são importados. Qual o tempo que o fornecedor leva para entregar a compra, qual o estoque de segurança é necessário ter, qual o prazo de pagamento dessas compras.
  • Investimento com em tecnologia/maquinário: temos que sair comprando máquinas e equipamentos ou é melhor terceirizar, recorrendo a empresas já estabelecidas no mercado, que estejam com suas máquinas ociosas e buscando oferecer para alguém?
  • Plano de RH: é importante pensar quais especialidades são importantes para tocar a empresa. E se há a necessidade de contratar em período integral ou se é possível terceirizar serviços, buscando empresas de contabilidade, de consultoria, do setor jurídico ou qualquer outro especialista.

 

O primeiro passo, para tentar correr menos risco, é organizar as informações em um plano de negócios. E com ele, poder responder quais os investimentos necessários ao ter:

E, por fim, com base em todas essas necessidades levantadas, começar a montar um planejamento financeiro consistente, que demonstre as expectativas de receitas, gastos, resultados e investimentos. Tudo projetado para os próximos três ou cinco anos.

Sem fazer loucuras, começamos a ter uma Ideia muito mais concreta do que podemos esperar de nossa empresa, sem sair gastando mais ou onde não precisa.

O plano de negócios servirá para você conhecer bem a sua empresa e o mercado em que estará atuando, organizar as ações dela para descobrir falhas e inconsistências na implantação das novas ideias. Servirá ainda para desenvolver um documento que possa servir de base para obter investimentos ou financiamentos para o projeto, caso o mercado volte aos seus dias mais tranquilos.

 

Fonte: Terra

editor's pick

latest video

news via inbox

Nulla turp dis cursus. Integer liberos  euismod pretium faucibua

One Comment

  1. sandro silveira novembro 2, 2016 at 7:41 pm - Reply

    Muitas vezes é mesmo melhor terceirizar algumas atividades na empresa, assim otimizamos os processos e cortamos gastos. Obrigado!

Leave A Comment