Montes Claros conta hoje com mais de 3.800 bares e restaurantes espalhados pela cidade. O segmento conta com 1.320  formalizados, os outros em sua maioria estão atuando na informalidade.
O grande desafio é formalizá-los e capacitá-los tanto na área de gestão, como nas boas práticas de produção de alimentos. Para isso estamos contando com o apoio tanto do SEBRAE quanto do SENAC, para que a qualificação profissional e o sucesso dos empreendedores, proporcione vida longa aos seus negócios.

Em minha visita ao Bairro JK, em companhia das Agente de Desenvolvimento, Laura Fonseca e Luzia Duarte,estivemos no restaurante Bom Ponto, estabelecido na Avenida Osmani Barbosa, que tem como proprietária, Luciana Larissa Caetano, que está formalizada como MEI há mais de cinco anos. Em seu estabelecimento é fornecido; self service, marmitex e marmitinha, mantendo um cardápio diário.
A empreendedora fez o curso de Boas Práticas de manipulação em alimentos, e exibe com orgulho o seu certificado. Mencionou a dificuldade que tem hoje de ter uma boa mão de obra. Deixou como mensagem para aqueles que querem atuar neste ramo “arregacem as mangas e trabalhem muito, pois só assim o seu negócio se tornará viável “.
Tivemos a oportunidade de detalhar o trabalho que estamos desenvolvendo, de segmentação das atividades produtivas para que possamos organizar os cursos nesta área. Explicamos que com a participação das entidades do Grupo S, poderemos ter programas como Alimentação Segura e outros na área de gestão.
Em cada bairro existe um nicho de mercado, e naquela região além de ter um evento religioso anualmente, a Festa de São Cristovão que sempre tem a participação de muitas pessoas, tem também um mercado com potencial voltado para a classe universitária que hoje está habitando aquela área da cidade.
Para o desenvolvimento de todo negócio é necessário que exista união por parte de todos os empreendedores e entidades, e é essa a ideia que estamos trabalhando para implantarmos.

Leave A Comment

you might also like