Parceiros debatem ações do Pró Micro em Montes Claros
No dia 23 de março, o Sebrae em parceria com o Sindcomércio, a SALA DO EMPREENDEDOR da Prefeitura de Montes Claros e parceiros estiveram reunidos , na sede do Sindcomércio Montes Claros, para analisar e planejar as ações do Programa Estruturante de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa – Pró Micro para o desenvolvimento do município. Estiveram presentes representantes do CDL, ACI e de instituições financeiras, bancos, Prefeitura, Contabilidades, Instituições de Ensino Superior, Setor de serviços e Cooperativas de Crédito.
De acordo com o presidente do Sindcomércio Montes Claros, Glenn Andrade, a participação das entidades é fundamental para a execução do projeto. “A presença firme das entidades na elaboração do Pró Micro possibilitará aos empresários, beneficiados pelo programa, o estabelecimento de condições que irão favorecer o empreendedorismo na nossa cidade, evitando, contudo, que os empresários invistam nos negócios e fechem as suas portas com menos de 2 anos de atuação. Estamos investindo na prosperidade dos negócios. Parabéns à Prefeitura de Montes Claros, Sebrae e todos os parceiros!”, analisou.
O Pró Micro, para sua implantação, foi dividido em fases com previsão de ser executado de Agosto de 2014 a Julho de 2016, utilizando a metodologia baseada no critério de avaliação estratégica do ambiente local.
O Coordenador do Programa de Implementação da Lei Geral de Montes Claros, Luciano Meira explicou a metodologia do projeto, onde estabelece pilares para o desenvolvimento do município. “A primeira fase de implantação desse projeto foi realizado internamente na prefeitura – nos setores com a apresentação e alinhamento do programa – a segunda etapa – análise do pré-projeto do município para definição das diretrizes – e na terceira fase vamos realizar a implantação dos projetos. Destaco que o foco são as instituições, onde terá papel fundamental para despertar o interesse no crescimento econômico da cidade. Outro parceiro importante é o Sindcomércio onde tem se mostrado como um grande aliado para interagir com as instituições”, argumentou.
O Pró Micro, em seus pilares, possui 10 eixos que norteiam a execução das ações para o desenvolvimento de Montes Claros: Desburocratização, Tributos e Contribuições, Acesso a Mercados, Fiscalização, Estímulo ao Crédito, Inovação e Tecnologia, Acesso à Justiça, Representação, Empreendedora e Associativismo.
De acordo com o consultor do Sebrae, Leandro Andrade, o município foi escolhido devido ter grande potencial econômico para colocar em prática as ações do Pro Micro. “Montes Claros se destaca pela diversidade econômica, aqui instalada: universidades, empresas de pequeno e médio porte, novos empreendimentos além de estar em uma boa localização, no Norte de Minas, o que contribui para o melhor ambiente de negócios em parceria com as políticas públicas para apoiar o desenvolvimento empresarial, mas esse avanço só será possível com o engajamento das entidades públicas e privadas”, analisa.
No segundo momento, houve uma mesa redonda para discutir e analisar as ações do projeto de acordo com sua estruturação e execução. O Pró Micro, de acordo com os participantes, busca trabalhar para o desenvolvimento dos pequenos negócios, entretanto, a construção dessas políticas deve ter inicio a partir da construção social com foco na valorização do projeto para alcançar os resultados esperados.
Como destacou o professor de empreendedorismo, Marcus Gonçalves Caldeira, “O objetivo do Pro Micro é fomentar o empreendedorismo na região, para isso é necessário a criação de novos negócios, buscando o fortalecimento da classe empresarial do Norte de Minas. E fundamental a união de todos para alcançar o resultados, como melhores condições de trabalho, amparadas pelas entidades , driblar os desafios, como tributos e são nocivos para o desenvolvimento econômico do município e região.
Créditos: Kelly Aquino
editor's pick
latest video
news via inbox
Nulla turp dis cursus. Integer liberos euismod pretium faucibua