De faxineira a empresária da beleza na Savassi

Last Updated: outubro 16, 2016By

Quem frequenta o Instituto Eliza Martins, um salão de beleza na Savassi, em Belo Horizonte, não imagina que a proprietária Eliza Martins, de 37 anos, deu seus primeiros passos no ramo da estética como faxineira, aos 14 anos. Para ajudar a irmã que passou mal, foi substituí-la no emprego. E não saiu mais. Da primeira experiência, ela foi passando por várias funções – copeira, auxiliar de cabeleireira – até chegar a empresária, que mantém 39 funcionários em três andares dedicados a beleza.

Eliza demorou mais de 20 anos para conseguir a primeira sociedade. Desde que decidiu que queria ser cabeleireira e abrir seu salão, ela batalhou muito. Fez cursos em Paris, Londres, Nova York e Bélgica, financiados pela antiga patroa, Helena, que se tornaria no futuro uma sócia. “Desde que coloquei os pés em um salão, percebi que é um campo em que temos que estudar muito, investir. Eu escolhi me especializar para oferecer mais novidades para as minhas clientes”, conta Eliza Martins que, atualmente, faz mais de 2 mil atendimentos por mês.

Se antes como funcionária tinha uma renda em torno de R$ 6 mil, agora, como dona do próprio negócio, prefere não revelar cifras. “Só tive um emprego em toda a minha vida e gosto muito do que faço”, acrescenta ela.

Um apoio incondicional na caminhada que Eliza faz questão de destacar é a parceria do marido, Willian Fonseca, que é químico e a ajuda diretamente no institutuo de beleza. “Ele é uma pessoa que tem ideias de como devo melhorar no salão a cada dia. É uma pessoa em que me espelho”, relata. Além do marido, ela conta com outras pessoas da família. São três tias, uma prima e uma irmã. “Nos damos muito bem, mas aqui o tratamento é muito profissional”, frisa.

Expansão

Depois do sucesso do primeiro salão, Eliza já pensa em ampliação. Quer abrir mais duas unidades e não descarta parcerias. Para a empresária, o fundamental é que os novos empreendimentos tenham a mesma filosofia e qualidade de atendimento que atualmente é disponibilizado instituto. Por isso, ela fará questão de acompanhar os primeiros passos dos novos investimentos.

“Eu formo dentro da minha empresa pessoas de visão. Quero abrir os outros salões para dar minha cara, meu estilo de atendimento. Depois, posso até vender parte a sócios interessados, mas é essencial que se mantenha o mesmo padrão”, ressalta.

Um dos diferenciais no seu salão é o que ela chama de “atendimento prime”. “Todos os serviços que ofereço têm o mesmo padrão alto de qualidade”, faz questão de frisar.

Mercado

É preciso mesmo diferenciar-se. Segundo o Sebrae, o Brasil tem cerca de 1 milhão de salões de beleza abertos por micro e pequenos empresários, considerando-se ainda os que são informais.

Parceria com estilista alavanca negócio na Savassi

Uma das novidades que vem “dando o que falar” no Instituto Eliza Martins é a parceria com o estilista Alex Moreira, famoso pelas criações exclusivas para noivas e roupas do Miss Minas Gerais. No salão, ele mantém uma equipe de 15 pessoas, que auxiliam na montagem dos looks exclusivos.

A empresária tem ótima visão de mercado. O Sebrae estima que projetos voltados para a economia criativa, que inclui atividades que envolvem artesanato, moda, arquitetura, design ou música movimente cerca de R$ 380 milhões no país.

Um andar do instituto foi totalmente voltado para o estilista, que apresenta peças casuais e moda festa. Quem vai em busca de um penteado especial e de uma maquiagem diferenciada ainda tem a oportunidade de sair com um look completo. Além disso, outros serviços como tratamentos de pele, podologia e design de sobrancelhas também estão disponíveis. Inovações mais que aprovadas pela empresária Eliza Martins.

“O Alex Moreira é uma excelente pessoa e a parceria com ele tem dado muito certo. Ele é inovador e tem me ajudado a crescer. Sem contar do enorme bom gosto nas suas coleções”, frisa a empresária.

Redes Sociais

Antenada, Eliza Martins sempre usa as redes sociais para postar fotos de seus procedimentos no salão. Tinturas diferenciadas, escovas mais trabalhadas e também trabalhos executados por outros profissionais, como o design de sobrancelhas, que tem espaço certo nas suas postagens.

Uma outra inovação é o Dia Mágico Infantil. É um serviço oferecido exclusivamente para as pequeninas. Em um espaço reservado, as crianças mais vaidosas têm a oportunidade de comemorar o aniversário de uma maneira bem estilosa, com massagem, cabelo e maquiagem.

editor's pick

latest video

news via inbox

Nulla turp dis cursus. Integer liberos  euismod pretium faucibua

Leave A Comment