O agronegócio do Norte de Minas tem Macúba como alternativa Energetica
Em Seminário realizado na ultima quinta feira, na UFMG – Campus Montes Claros, sobre a Cadeia Produtiva do Macaúba, organizado pela CODEVASF, tive a oportunidade de apresentar junto a mesa redonda deste evento a importância do agronegócio adotar esta oleaginosa como uma das grandes opções da matriz energética para nossa região.
Nas diretrizes do Seminário realizado, a qual foi bastante prestigiado com pesquisadores de diversas instituições, como Embrapa, Epamig, Ultramig, Fundetec, Idene, e agricultores familiares, tinha como foco principal o Extrativismo da Macaúba na região.
Com a experiência de mais de vinte anos, na área de óleos vegetais e essenciais, entendemos que na economia globalizada, temos que ter escala de produção, e para ampliarmos nossa área de cultivo, precisamos dominar a multiplicação de mudas que hoje a Universidade de Vicosa, já tem o domínio cientifico, que poderá ser repassado para as instituições da nossa região.
Poderíamos ser o maior fornecedor para a planta industrial da Petrobras Biocombustivel, que hoje opera com 80 % da sua capacidade com óleo de soja. O custo de produção do óleo de macaúba, é altamente competitivo, conforme estudo da Universidade de Viçosa, que aponta o preço deste óleo como abaixo do que é comercializado pelo óleo de soja no mercado.
Citamos o caso da Agro Palma, do Para , que nos últimos 18 anos dominou o mercado do Óleo de Dendê, graças a uma parceria que fizeram com a Companhia do Vale do Rio Doce, com plantio ao longo da ferrovia por eles construída, e todas as suas locomotivas utilizando a matriz energética do Óleo de Dendê.
Acredito que apoiar somente a Cadeia do Extrativismo da Macaúba, pouco avançaremos no desenvolvimento econômico sustentável da nossa região.
A Petrobras Biocombustivel, poderá ser uma grande parceira na estruturação do Projeto de ampliação das áreas plantadas no Norte de Minas, da Macaúba, usando os recursos que por Lei lhe da uma isenção de impostos ( PIS e CONFINS ) através do Selo Social.
Hoje a unidade de produção da Petrobras Biocombustivel, instalada em Montes Claros, é á unica que tem apresentado bons resultados, graças a sua logística, e o fornecimento de óleo de soja de outros estados.
Se quisermos reestruturar a área plantada do Norte de Minas, e conservar o nosso solo, temos como a grande alternativa, a ampliação da área plantada do Macaúba. A maioria das propriedades existente no Norte de Minas são de pequeno porte, cujos proprietários estão ansiosos por nova alternativa econômica para sua sobrevivência.
Se queremos ter num futuro bem próximo, uma região produtiva aproveitando os seus diferenciais, devemos apoiar a iniciativa de ampliar e incentivar o Plantio da Macaúba.
editor's pick
latest video
news via inbox
Nulla turp dis cursus. Integer liberos euismod pretium faucibua