O sonho de alguns políticos montes-clarenses é vir a ser Prefeito da nossa cidade, e nela construir o desenvolvimento, avançando rumo ao Futuro, como uma cidade emergente. Assim, Sr. Prefeito Humberto Souto, esta semana o senhor assumirá o comando da sexta maior cidade do estado de Minas Gerais. Um quarto da população lhe escolheu como Prefeito, o que agora lhe outorga ser nosso representante. Muito se falou da sua experiência política. Consta que iniciou sua vida profissional como Contador, então foi eleito Deputado Federal e depois indicado pela Câmara Federal para ocupar o Cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União.
Durante a sua Campanha Política para a Prefeitura, suas propostas de governo não ficaram claras, e agora, com o início do seu mandato, conheceremos através das suas ações quais serão as suas iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico das Micro e Pequenas Empresas, uma bandeira que é nossa e a qual prezamos bastante.
Há três anos e meio implantamos na Prefeitura de Montes Claros a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, com a qual dotamos os pequenos empreendedores informais de meios para que fossem formalizados mais de 12.000 MEI – Micro Empreendedores Individuais. Tal iniciativa viabilizou ao município conquistar 38 % do seu orçamento junto às micro empresas. Esta valorização aconteceu após o nosso trabalho, porque, anteriormente, os gestores tinham ações apenas junto às empresas estabelecidas no Distrito Industrial, em sua maioria de grande porte.
Em seu Programa de Rádio, ouvi suas críticas às ações da administração que se finda, mas nunca ouvi sugestões ou ideias que buscassem melhorar o desenvolvimento de Montes Claros. No rádio, escutei muitas vezes, que o Senhor não tinha “telhado de vidro”, referindo-se que não recebia críticas, sugerindo não ter erros. Como gestor público, trabalho que se inicia agora, será avaliado, tendo que ouvir aprovações, desaprovações e sugestões, devendo filtrá-las e executar as melhores,e assim aprimorar a estrutura da cidade.
No segmento das Micro e Pequenas Empresas, que hoje em Montes Claros, são 35.000 espalhadas pelos diversos bairros, pretendemos lutar em defesa de uma política pública municipal eficaz e desenvolvimentista, o que esperamos contar com o seu apoio.
Através do Portal da Transparência da Prefeitura, estaremos acompanhando o cumprimento do índice que a Lei exige que seja comprado junto às Micro e Pequenas Empresas, isto é, vinte e cinco por cento do orçamento destinado às compras do Município. As dúvidas que surgirem poderão ser consultadas junto ao Desembargador Sebastião Helvécio, Presidente do Tribunal de Contas de Minas, que hoje é uma das grandes referências nesta área.
A continuidade dos trabalhos na SALA DO EMPREENDEDOR, que deixamos instalada na Prefeitura, para atender as micro e pequenas empresas, contava com 10 Agentes de Desenvolvimento, sendo um fator dos mais importantes para a ampliação dos pequenos negócios em nossa cidade.
Somos uma cidade Pólo Universitário, com mais de 40.000 acadêmicos que buscam e acabam por gerar conhecimento ao lutar pelo desenvolvimento de Montes Claros e região. O nosso município não poderá voltar para trás, por isso desejo-lhe sucesso. Contribuiremos, analisando semanalmente os avanços da sua política econômica em nosso município, ocasião na qual aproveitaremos para sugerir outras ações que poderão contribuir para a melhoria da nossa economia.
Boa sorte Prefeito, a gestão pública municipal lhe aguarda.
Atenciosamente,
Luciano Meira