Estudo acadêmico demostra que as Micro Empresas movimentaram mais de 1 bilhão de reais em Montes Claros

Last Updated: janeiro 26, 2017By

A economia nos ensina que a melhor maneira de analisar o resultado financeiro de algum empreendimento é analisar sua movimentação financeira. Desenvolvemos um trabalho dos maiores nos últimos quatro anos, implantando uma politica pública voltada para as micro e pequenas em Montes Claros. Mas, faltava algo que pudêssemos ter uma analise conclusiva de um resultado numérico.

Através do TCC apresentado na Unimontes junto a Faculdade de Administração, a universitária Maria das Graças Jezine Meira, nos traz dados preciosos, que condiz com a nota da sua avaliação, 93, que demonstra a importância financeira das pequenas empresas de nossa cidade.
O presente estudo teve como principal objetivo, analisar a evolução e importância socioeconômica as Micro e Pequenas Empresas – MPES de Montes Claros, com vista a identificar e demonstrar a partir de indicadores secundários, aspectos que possam denotar a sua relevância socioeconômica para o município.
Em relação as MPES da cidade de Montes Claros, sabe-se que representam cerca de 95 % do total das empresas ativas no município, e no ano de 2015, o total foi de 31.672. Onde, verificou-se também, que seguem a tendencia nacional e regional, apresentando forte crescimento na série temporal analisada ( entre 2007 até 2015 ), tanto no faturamento quanto na arrecadação tributária. O faturamento médio anual foi de quase 1 bilhão de reais, em 2015 auferiu valor máximo, de poucos mais de 1 bilhão e meio de reais. Já no que tange à arrecadação tributária, auferiu um valor médio de quase 82 milhões, alcançando seu valor máximo de pouco mais de 142 milhões no ano de 2015.
É importante destacar que as MPEs de Montes Claros, através dos dados que indicam  que houve evolução no faturamento anual e na arrecadação tributária. Percebeu-se conforme as evidências propiciadas pelas análises que os números evolutivos acompanham e consequentemente, podem influenciar positivamente, a evolução dos indicadores de  crescimento econômico, na forma do PIB Municipal. Esta dimensão apresentou evolução linear na série analisada, atingindo no ano de 2015 um valor superior à 8 bilhões de reais.
Concluí o estudo, afirmando que o objetivo da analise foi alcançado, pela constatação de que as MPEs têm relevância na sustentação econômica do crescimento e desenvolvimento de Montes Claros, representando em 2015, cerca de 95 % do total de empresas ativas na cidade, além de evoluírem linearmente no que tange à arrecadação tributária e ao faturamento, acompanhando indicadores de crescimento econômico e de geração de riqueza.
Excelente trabalho que encontra a disposição de todos na biblioteca da Unimontes, e que serve como um estimulo para que as Micro e Pequenas Empresas de Montes Claros sinta o grau de importância para o crescimento da nossa cidade.

 

editor's pick

latest video

news via inbox

Nulla turp dis cursus. Integer liberos  euismod pretium faucibua

Leave A Comment