Luciano Meira

Montes Claros é um Pólo Universitário com mais de 45.000 acadêmicos, que respondem por boa parte do conhecimento em nossa cidade. Essa característica foi aproveitada na administração municipal passada, marcada por grande participação universitária, na qual foram envolvidas instituições, professores e acadêmicos, analisando problemas e buscando soluções para o município. O resultado não poderia ter sido melhor, com grande avanço em métodos e tecnologias administrativas.

Houve elaboração do Plano Diretor, Georeferenciamento da cidade, viabilização de um novo softer administrativo (o que estava lá existia há mais de 30 anos, estando totalmente inadequado). Na Sala do Empreendedor convivemos com mais de 38 acadêmicos, que muito contribuíram para a implantação de uma Política Pública para Micro e Pequenas Empresas.

A recente Administração Municipal, até aqui, tem dado mostras de desorganização. O Prefeito eleito criou uma equipe de transição que atuou 30 dias antes da sua posse, visitando todos os setores da Prefeitura. Essa equipe colheu dados da realidade local que foram encaminhados ao Prefeito Eleito. Nas entrevistas que o atual Chefe do Executivo tem concedido, vem alegando que não sabe, que não conhecia, que não tem informação da nossa realidade. Ou está faltando com a verdade, ou então não entende como funciona a administração pública.

O Prefeito assegura que não tem dinheiro em caixa, e vocifera um tanto de inverdades. É possível que a Prefeitura receba em torno de um milhão de reais por dia, proveniente das diversas contribuições e taxas locais. Angaria outros recursos de várias origens estaduais e federais. A priorização da destinação da verba deveria ser feita em cima de um Planejamento sobre o qual o Prefeito deveria trabalhar, mas não sabemos qual é.

No caso da folha de pagamento dos funcionários, a Prefeitura tem o crédito da sua receita assegurado pelo Banco no dia do seu vencimento. Porque não paga? Na instituição militar há um lema para bem administrar: Controle e Comando. A falta de um deles irá gerar tumulto na instituição, o que parece estar acontecendo na atual administração.

Foi mudada para três vezes por semana a coleta do lixo, o mesmo lixo cuja Taxa de Resíduos Sólidos o Prefeito iria extinguir. O responsável por tal ato não trabalha com dados estatísticos como volume+tempo+logística, e para alegrar seu chefe, alterou a rotina de um trabalho que deu certo durante anos. O resultado é o acúmulo de lixo nas residências, aumentando o mau cheiro. A falta de conhecimento é tão grande, que outro fator importante deveria ter sido levado em consideração, e não foi. A nossa cidade está crescendo no sentido Vertical, e a modificação na coleta resultou em grandes quantidades de lixo nas entradas dos edifícios e suas óbvias consequências.

Através de artigos, estamos analisando o tamanho da nossa cidade, o volume de recursos envolvidos, e descrevendo a importância de termos um gestor competente e possuidor de liderança em nossa região. Quem gosta de Montes Claros, deverá fazer as mesmas indagações que temos apresentado.

Não aceitamos o retrocesso, nem voltarmos à época da antiga rodoviária, das Empresas Danifi, Imperial e Tolentino, quando tudo era arcaico e não tinha a movimentação financeira que temos hoje.

O Contador nos assusta na sua entrevista quando fala que tem de pagar 30 milhões. Que absurdo! A cidade tem um orçamento de um bilhão e meio, então 30 milhões não é nada diante do orçamento.

Tais fatos fazem com que tenhamos muitas dúvidas da competência técnica do Contador, ou melhor, Guarda Livros (termo usado na época em que ele trabalhava nessa área) e de seus auxiliares. Existe um programa de televisão, que convida as pessoas a tirar suas dúvidas com os universitários. Como somos um Pólo Universitário, chegou o momento do Contador e sua equipe pedir ajuda a eles, pois, se continuarem a agir como estão agindo, o carroção não vai desatolar.

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