Recebi na ultima semana telefonema de um conhecido que frequenta a corte da Cula Mangabeira, e que fez algumas indagações sobre o porquê de escrevemos artigos questionando a atual gestão municipal.
A conversa foi interessante pois ele retratou alguns acontecimentos e permitiu perceber fatos interessantes, entre eles como o Contador recebe e avalia críticas.
O ¨todo poderoso¨ chega por volta das dez horas da manha, após uma caminhada matinal. Já instalado em sua mesa pede o clipping do dia, acompanhado por uma sopinha de aveia e chá.
Enquanto faz a leitura do cliping vocifera sempre que as noticias não são boas. E numa dessas vezes ao ler a coluna ¨ E agora Prefeito¨ fez alguns comentários interessantes, segundo a fonte nos revelou. Para o Contador o articulista tem uma maneira inteligente de escrever, “dá um tiro de canhão e sopra a fumaça”.
Acrescentando que “está vacinado” contra esses tipos de comentários, primeiro porque tem “uma experiência de vida muito grande”, e que “conhece o articulista há muitos anos, que o considera polemico mas que conheceu sua forma de atuar em Brasilia em 1992, quando era funcionários da Câmara Federal e conseguiu montar uma equipe de técnicos na Capital Federal criando um Projeto chamado Sodecom – ( Plano de Desenvolvimento do Norte de Minas e Jequitinhonha) , que no Governo Itamar foi aproveitado e renomeado de Promovales, tornando-se programa de Governo”.
Concluíu que “tirando as criticas, as boas ideias poderemos aproveita-las”, e dando um murro da mesa bradou que “da farinha faremos um bolo”.
Minha preocupação ao escrever artigos semanais é ajudar Montes Claros pois, além de gostar da cidade em que nasci, entendo que não podemos ser nivelados por baixo. Montes Claros não pode ficar restrita a atividades rotineiras como limpeza pública ou pagamento de funcionários em dia. Temos que ter uma visão de futuro e isso não acontece sem um planejamento técnico voltado para a expansão física e econômica da sexta maior cidade de Minas Gerais.
Como o atual prefeito não apresenta o que teria projetado, usamos do nosso conhecimento para incitar novos horizontes abordando temas de interesse da população.
Até porque a administração que ai esta não consegue visualizar nem mesmo os problemas que estão no entorno do prédio da Prefeitura onde os buracos e o mato estão tomando conta das ruas transversais sem nenhuma providência.
A administração também é deficiente ao não projetar obras estruturantes, ou de programas de fortalecimento das Micro e pequenas empresas.
Uma demonstração disso é o pouco tempo que o Contador dispensa para acompanhar ou orientar os mais diversos setores da Prefeitura.
A maioria dos assuntos que abordamos é pretendendo cobrar uma resposta da administração nos próximos meses. Assim não poderão dizer que não sabiam ou que não entendiam, como tem sido uma pratica comum no paço municipal.
Assim como eu, outras pessoas de bem deveriam começar a se manifestar, pois todos queremos uma cidade melhor.
Há muitas decisões importante a serem tomadas como a criação de uma Comissão junto a sociedade Civil, para reestruturar a Lei de Ocupação de Solo, que esta defasada e que não atende as necessidades diante do crescimento da nossa cidade, o que gera caos na expansão da área territorial da cidade.
Os Conselhos Tutelares, sem infraestrutura e com conselheiros aborrecidos com o descaso do poder publico municipal, o que os deixam sem os meios de atender a população.
Os Jogos Escolares regionais que estão sendo realizados em nossa cidade: atletas foram recomendados pela organização a levarem papel higiênico e água potável, para não passarem necessidade nos recintos públicos.
São só exemplos de como a forma de governar o município sinaliza o caos para onde estamos sendo levados.
Onde esta a prometida equipe técnica eficiente para desenvolver nossa cidade?
Entendemos que o eleitorado ao fazer opção pelo prefeito escolhido na ultima eleição não imaginava a incompetência que se apresenta em tão pequeno espaço de tempo.
Esperamos que o Contador usando sua atenção possa em breve apresentar um Plano de Desenvolvimento, aproveitando inclusive nossas sugestões aqui abordadas. Quem sabe se fizer assim saia da inercia em que se encontra.
Montes Claros tornou-se a Cidade do Conhecimento, é visualizada todos os dias, conta com um universo de mais de 45.000 alunos universitários em busca de um futuro melhor. Querem avançar rumo ao Futuro e não ficar estático ou, muito pior, retroceder.
Montes Claros não merece e nem pode aceitar em sua gestão palavras como Incompetência, desleixo e abandono….