Um dos fatores de sucesso na área empresarial é o foco na solução. Na atual Administração Municipal não há objetivo nem planejamento de resultado. Culpar alguém, ou apresentar algo defeituoso e impossível de ser consertado virou costume. Coisa rara é apresentar soluções eficazes requeridas por Montes Claros para essa gama enorme de problemas que temos.

O Contador, alegando que os médicos especialistas não estavam cumprindo suas funções, reduziu seus salários e os 400 profissionais pararam há vários meses. Sem negociação a greve continua. O motivo do não cumprimento das funções foi a falta de estrutura, desde mesas e cadeiras até computadores. O empregador quase nada oferece e ainda decide reduzir o salário do funcionário. Não é possível que os médicos façam cirurgias, pois não há bloco cirúrgico nem equipamentos, sendo que alguns especialistas chegaram a trazer materiais operatórios pessoais. Também faltam medicamentos básicos, até mesmo colírio.

A Prefeitura não apresentou solução ao impasse até o momento, enquanto o tempo se incumbiu de esvaziar o que restava de atendimento nos Postos de Saúde. Os hospitais, em grave crise financeira, estão sucumbindo, e a população paga um alto custo pela ineficiência, com vidas sendo tiradas e doentes abandonados nos corredores.

Não conseguem planejar, não encaminham a demanda para o setor de licitação, onde se encontraria a solução do problema. Com isso, perdem os pacientes e as empresas que fornecem para o município.

O SEBRAE deu o Diagnostico na Saúde de Montes Claros com um dos melhores estudos técnicos existentes na área, em 2011, demonstrando a importância desse nicho de mercado para as micro e pequenas empresas. Como o Contador ignora o que seja desenvolvimento econômico, abandona a saúde, enxergando-a como algo sem solução, sem ver o grande negócio aí existente.

Parece emperrada a negociação da nova concessão da Copasa. A administração anterior deixou pronto um edital, no qual, através de estudos técnicos, constata que a exploração do serviço de água no município é lucrativa, estabelecendo um valor mínimo a ser licitado. A Copasa não convence com sua proposta, pois está muito aquém do que deveria ser pago. A empresa estatal mista terá de cumprir todos os quesitos do edital, para ser vencedora da prestação desse serviço, e acreditamos que o Ministério Público esteja acompanhando a lisura do mesmo. Qual solução o Contador encontrou? Como andam as negociações? O descrédito em relação à Administração Municipal é tão grande, que há pouco tempo foi cortado o fornecimento de água para a maioria das praças, num total desrespeito com a população, obrigada a ver os logradouros públicos abandonados, sujos e com a vegetação morrendo de sede.

O Projeto de Recolocação das Linhas de Transmissão da Cemig no Ibituruna tem grande importância, mas foi engavetado pelo Contador. Na administração passada, esse projeto mostrou possibilitar uma receita de mais de 250 milhões de reais pelas áreas comercializadas. Parou porque o Contador, até o momento, não quis assinar um aditivo, ou seja, o município deverá pagar à Cemig algo em torno de um milhão e meio pela aquisição dos novos postes.

Os três exemplos acima demonstram que a Atual Administração se mostra numa bagunça generalizada por falta de competência técnica, de comando e de foco. Essas ineficiências também se manifestam e paralisam outras áreas, criando o caos administrativo.

O que aconteceu com o corpo técnico? Em sua sabedoria, o Contador se deixou levar pelo entusiasmo eleitoreiro, e com a desculpa de enxugar a máquina dispensou parte dos técnicos. Agora, a falta deles o impede de fazer planejamentos e aumentar o volume de editais para fortalecimento dos pequenos negócios na cidade.

Um gel no cabelo faz o mesmo ficar arrumado durante algum tempo, mas o nervosismo das mãos acabará por “avacalhar” os fios pela cabeça afora, voltando à bagunça capilar. Assim, a cada dia que passa, essa é a visão que temos do Contador e seus auxiliares: um grupo de neófitos, que ficará na História, como um exemplo a não ser seguido.

 

(*)  Diretor e Consultor da LD Consultoria

www.linhadiretaconsultoria.com.br

www.lucianomeiramoc.com.br

Leave A Comment

you might also like