Há mais de duas décadas, o comércio da cidade vem migrando para os bairros, graças ao empenho e visão futurista dos empreendedores que apostam no desenvolvimento fora do centro. A população tem o poder de escolha, e quando um morador decide fazer suas compras num pequeno negócio, fortalece e impulsiona a economia local.

Numa primeira fase, o crescimento da cidade se deu na forma horizontal, e hoje vem apresentando maior crescimento no sentido vertical, com a construção de vários edifícios tanto para a área residencial quanto comercial.

Montes Claros conta com mais de 290 bairros distribuídos em 12 regionais, e que, há muito tempo vem requerendo do município maior atenção. A movimentação financeira das micro-empresas em Montes Claros representa setenta por cento do PIB da cidade, por isso todos deveriam se importar com essa fatia do mercado.

O Plano Diretor, aprovado na administração passada, no qual tivemos participação, requer do município a definição das áreas comerciais e o planejamento do perímetro, o qual já está estabelecido, no entanto, anda abandonado pela atual administração.

Na região Norte de Cidade, no Grande JK foram construídas mais de 5.000 moradias, um grande mercado consumidor, mas se esqueceram de criar e organizar um centro comercial adequado, deixando a população de mais de 30.000 pessoas, reféns do improvável, sem saber onde fazer suas compras a um preço justo.

Bairros como Major Prates, Maracanã e Independência transformaram avenidas em referência dos seus negócios comerciais. Quando se opta por comprar bens e serviços num estabelecimento do bairro, tem-se diversas vantagens, como estimular o desenvolvimento local, ter menor perda de tempo e reduzir o estresse no trânsito.

O município precisa apoiar esse comércio, melhorar a segurança com a instalação de Câmeras do Olho Vivo, colocar semáforos e pintar faixas de pedestres, incentivar escolas, creches, postos de saúde e outras entidades a fazer compras no local para o dinheiro  circular pelo bairro, além de capacitar a mão de obra existente.

Para suprir a exigência de uma melhor qualificação da mão de obra, a cidade conta com bom número de escolas profissionalizantes particulares. O Sistema S e o Instituto Federal poderiam fazer uma revolução, criando mais 10.000 vagas-ano para formar bons profissionais.

A Região do Grande Maracanã tem grande volume de negócios na área de alimentos, graças ao comércio intenso e a visão logística dos seus empreendedores. Foi inaugurado recentemente um negócio arrojado, um centro médico num grande edifício por lá.

Casos de sucesso são notórios como certa rede comercial de medicamentos, que foi uma das primeiras a ter essa visão estratégica nos bairros, criando em cada regional uma sucursal da sua empresa.

Seguindo esse exemplo, laboratórios de análises clínicas, que historicamente eram estabelecidos apenas na área central, enxergaram o crescimento do mercado nos bairros e já ocupam lugar de destaque. Os consultórios dentários também apostaram nesse novo modelo de desenvolvimento e contam com uma excelente clientela.

Assim, temos nos bairros uma infra-estrutura comercial das melhores, e que nos surpreende a cada dia. Se você é um desses empreendedores entusiasmados com o Futuro, apresente suas sugestões de negócio, e sinta a ampliação dos seus lucros.

Autonomamente e sem incentivos oficiais, Montes Claros, vai fortalecendo a sua economia através da organização comercial nos bairros, porém, os órgãos públicos, sobretudo a Prefeitura, precisam atentar às suas demandas.

( * ) Consultor e Diretor da LD Consultoria

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