Despretensiosamente, os artigos escritos ao longo da atual da administração têm como objetivo analisar fatos e sugerir propostas que conduzam a nossa cidade para um futuro melhor.

É papel da Câmara de Vereadores fiscalizar as ações do Executivo Municipal e demonstrar para a Opinião Pública o verdadeiro resultado dos trabalhos e se os objetivos foram alcançados.

Temos uma Câmara Municipal silenciosa, que segue o exemplo de Pilatos, lavando as mãos, para não se arriscar apontando e corrigindo os erros que vêm ocorrendo, assim como não ousam fazer propostas importantes para o futuro de Montes Claros.

Na semana passada, o Prefeito resolveu dar o presente prometido aos vereadores e doou 1.000 m² de asfalto para cada um deles utilizar em suas bases eleitorais. Isso gerou uma alegria geral nos edis, que soltaram foguetes para comemorar tão “prestigioso” presente.

Esses vereadores, que comemoram tão enfaticamente o mimo, são os mesmos que não tiveram a dignidade de pedir explicação ao Prefeito sobre o motivo de ele ter devolvido os 400 milhões do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Tal montante  permitiria asfaltar mais de 300 quilômetros de ruas na cidade, trocando todo o asfalto da área central e das principais avenidas, cuja pavimentação encontra-se em estado lastimável, onde remendos mal feitos disputam espaço com os buracos.

Na verdade o Cala Boca dado aos vereadores é quase nada se formos analisar as demandas de toda a cidade, sobretudo comparados aos 300 quilômetros do Projeto BID desprezados pelo Prefeito.

Chama a nossa atenção o silêncio dos vereadores e daqueles que se dizem representantes das entidades de classe. Assistem ao filme sem se rebelar e nem mesmo opinar sobre uma atitude que compromete o futuro de todos nós.

Quando aqueles que deveriam ser líderes e comandar  se calam, perguntamos: quem irá lutar pelo Futuro da Nossa cidade? Qual entidade tem cobrado da atual administração metas e resultados previstos no orçamento anual da Prefeitura? A mudez é a resposta.

Os falsos líderes classistas e igualmente falsos vereadores enxergam, mas não se manifestam em relação ao abandono das praças públicas, da sujeira na cidade, dos buracos espalhados pelas vias públicas, da falta de compromisso pela melhoria dos serviços públicos. A troca de uma lâmpada demora um “século” para ser resolvida, e fingem que esse disparate é uma coisa normal.

A atual administração desconhece a importância do Distrito Industrial II, onde o projeto está paralisado, dependendo da Prefeitura para resolver obras de infraestrutura como água, energia e esgoto. Empresas que estavam propensas a se estabelecer por lá estão repensando seus Projetos. Se continuar assim, além de não termos novas indústrias, começaremos a perder as que funcionam no Distrito Industrial I.

A criação da Região Metropolitana de Montes Claros com 14 municípios integrantes exigirá a expansão do CEANORTE, que terá de ser transformado num moderno Centro de Distribuição de Hortifrutigranjeiros. Para que isso aconteça, os projetos e captações de recursos deveriam ser iniciados o mais breve possível.

Quebrando a rotina, o Prefeito anuncia a grande obra que irá fazer no CEANORTE, construindo um anexo de 36 m² a um galpão. Essa decisão demonstra sua falta de visão, pois ali acontecem assaltos frequentes e a construção de um muro de proteção é a necessidade dos comerciantes locais. Infelizmente, o Prefeito e seus assessores não agem nesse sentido, enquanto seus apoiadores se contentam em bater palmas pela expansão de um telhado.

O que fazer diante de quadro tão desalentador? Quando as instituições não cumprem o seu papel, cabe àqueles que fazem o desenvolvimento da cidade, assumir o comando. Os empreendedores das microempresas, visando a melhorar a si como grupo e consequentemente a cidade, assumem esse papel e verbos como participar, cobrar, falar, analisar, sugerir são praticados por eles diariamente.

As microempresas espalhadas por todos os cantos de Montes Claros poderão se  transformar na nossa grande força propulsora que ora necessitamos. Em cada bairro, em cada regional os empreendedores levantarão problemas e encontrarão a solução. Tal gesto deverá envergonhar ainda mais as autoridades. É esperar para ver.

( • ) Consultor e Diretor LD Consultoria

 www.lucianomeiramoc.com.br

www.linhadiretaconsultoria.com.br

Leave A Comment

you might also like