Visão de Futuro em todas as ações, grandes avenidas construídas para melhoria do trânsito, metas ousadas de melhoria da mobilidade urbana da cidade, grandes obras na área de saneamento em toda cidade e um excelente plano do desenvolvimento do turismo local o fez ser considerado o melhor Prefeito do Brasil.

Estamos falando do Prefeito ACM Neto de Salvador, que na última terça feira 31/03, foi elogiado pelo Ministro da Economia – Paulo Guedes, como o primeiro prefeito do Brasil a apresentar ao Governo Federal o cadastramento da população informal da sua cidade, Salvador – BA , que sugeriu que o exemplo fosse seguido por outros prefeitos do Brasil. Vide no link: https://www.bahianoticias.com.br/…/246252-acm-neto-envia-li…

No meio de tantas notícias alarmantes, essa ação mostra a visão de futuro de um grande prefeito, que com uma visão de 360 graus, contempla sua cidade com ações estratégicas, organizando todas as áreas de atendimento de uma Prefeitura, não ficando somente na manutenção da cidade, mas a desenvolvendo e beneficiando uma população de 2.857.329 habitantes e, que segundo dados do IBGE, deve contar com aproximadamente 38% de informais, portanto, com quase um 1 milhão de pessoas.

Esses números mostram como deve ter sido trabalhoso o levantamento destes dados, que só foram possíveis porque desde o inicio do seu mandato ele teve uma visão estratégica, por realizar a coleta das informações dos informais, identificando assim em qual área eles atuavam.

Na gestão passada, fui o responsável pela implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Montes Claros, onde através da Sala do Empreendedor, com uma equipe de 10 agentes de desenvolvimento e o apoio de cinco instituições de ensino superior e a participação do SEBRAE, deixamos o fruto de um trabalho que permitiu que o município tenha hoje, cadastrado e funcionando, mais de 20.000 micro empreendedores.

Nesse trabalho, que foi desenvolvido na Sala do Empreendedor, ficou claro a importância de estudarmos e desenvolvermos ações junto a população informal, pois ali se encontrava o primeiro passo para formalizá-los como MEI- Micro Empreendedor Individual.

Hoje pelos dados do IBGE, Montes Claros deve contar com aproximadamente 140 mil informais atuando na cidade e que, infelizmente, ainda continuam no anonimato.

É também importante registrar a atuação do Prefeito Jairo Athayde, que no seu mandato viu o caos que existia na área central de Montes Claros, devido à instalação dos ambulantes na praça Dr Carlos Versiane, construindo em seu mandato o Shopping Popular e viabilizando assim o desenvolvimento de 220 pequenos empreendedores; um fato histórico que brilha até hoje junto aqueles que sonham com o seu pequeno negócio.

Outra ação nesta linha foi a construção do Calçadão Conrado Pereira, localizado ao lado da Praça de Esportes, que abriga hoje outros 86 empreendedores, sendo que muitos deles anteriormente congestionam a Av. Cel. Joaquim Costa por se instalarem na área destinada ao estacionamento dos veículos. São ações exitosas de um verdadeiro Prefeito para com o seu povo, viabilizando o desenvolvimento local.

São medidas como essas que demonstram que: “ não podemos querer que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a maior benção que pode acontecer as pessoas e aos países, porque a crise trás Progressos… sem crises não há méritos. É na crise que aflora o melhor de cada um, porque sem crise todo vento é uma caricia”, como bem disse o renomado cientista Albert Einstein.

Parabéns aos Prefeitos inovadores.

Acorda Montes Claros !

Leave A Comment

you might also like