A crise causada pelo Coronavírus nos bares e restaurantes
Com a paralisação a mais de 50 dias, na área de Bares e Restaurantes em Montes Claros, com a previsão de retornar no final do mês de Junho, está levando o encerramento de várias empresas desse segmento.
Área comercial que reúne em Montes Claros, mais de 4.000 empresas, envolvendo mais de 16.000 funcionários, sempre travou grandes desafios para que tivesse sucesso no investimento aplicado.
Após a implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (2013), favoreceu a formalização de um bom número que se tornaram MEI- Micro Empreendedor. Nos bairros é notório a presença de vários bares e restaurantes, que acabam dando um novo brilho na movimentação da população.
A falta de orientação técnica, de gestão e de marketing, na área de alimentação são detalhes que somente com o apoio institucional, Prefeitura, Sindicato e outras entidades de classe, poderiam sanar, e vim contribuir para resultados operacional e financeiros satisfatórios.
Com a crise do Coronavirus, já deveriam ser assunto prioritário das instituições estarem apresentando soluções e como proceder em momentos tão difíceis. Isso não acontecendo, os empreendedores apavorados em um primeiro momento, pensam em paralisar suas atividades.
Como o serviço de Bares e Restaurantes, são negócios fora do lar, estão sofrendo com a ausência de clientes, motivado pela paralisação obrigatória, exigida pela Prefeitura nessa época da pandemia. No planejamento municipal essa atividade esta inserida de alto risco, colocando a mesma na ultima categoria a ser autorizada para ser reaberta.
Muitos deles atuando no formato antigo, tem dificuldades para criar novos meios de negócios, como por exemplo passarem a utilizar o sistema de Delivery. Uma alternativa que terão que aceitar, ou ver seu negócio fechar, não faturando nada. Muitos dos que tinham resistência, com o demorar da abertura do comercio, começa a repensar como adaptar a esse novo modelo.
“Montes Claros tem uma carência grande na qualificação da mão de obras, nesta área de alimentos prontos, que deveria ter um maior apoio institucional. Os clientes procuram nesses locais não apenas um bar ou um restaurante, mas sim por algo especial, como um bom prato, especialidade, localização e preço. A falta de estratégias que demonstrem os diferenciais do negócio até o conhecimento do cliente, torna um grande problema.
Em época de Coronavirus, essas dificuldades cobram de cada empreendedor soluções rápidas e eficazes. Nesse momento, deveriam mudar o pensamento que tem, de esperar o cliente ir ao bar, e sim levar os serviços ofertados até o consumidor.
Enquanto os proprietários dos bares e restaurantes, não optarem por fazer algo inovador, vamos conviver com a paralisação de varias empresas e o desemprego para aqueles que a tantos anos foram referência da nossa cidade, um bom prato e uma boa bebida. “concluiu o consultor Luciano Meira
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