A Rua do Dr. Santos, uma das mais antiga da cidade, na área central da cidade, durante muitos anos, ditou a moda da cidade. Lá estava estabelecida as melhores lojas que vestia a sociedade. Com a modernização, foram surgindo novas lojas de franquias, que utilizando sistemas de gestão eficaz,  conseguiu fidelizar uma boa clientela em detrimento das lojas que insistia em manter um padrão mais antiquado.

Em um segundo momento, surge os Shopping, com novas lojas de franquias, com um visual melhor e um novo formato de gestão, atraindo os consumidores, pelas suas instalações e pela categoria dos produtos ofertados.

Outro fenômeno, foi o surgimento de pequenas Lojas de Vestuário, nos bairros da cidade, onde a grife maior era de costureira local, que apresentava um produto com uma boa apresentação e com um preço inferior aos vendidos nas grandes redes.  Com a globalização da economia estas lojas procuraram inovar e passaram a trabalharem com confecção de outros países, pelo baixo custo de produção.

Hoje em Montes Claros, existem mais de 2.800 lojas, do setor de vestuário, sendo na sua maioria, pequenas empresas em uma área que varia de 40 a 60 metros quadrados.

Esse artigo é destinado sobretudo às pequenas lojas existentes nos bairros, que sofrem com essa crise que vem afetando nossa economia, o que cria um momento de reflexão, que surgiu dessa paralisação, permitindo aos empreendedores repensar novas e melhores estratégias do seu negócio.

Muito comum, nos bairros, encontrarmos em uma pequena empresa de confecção, com vários produtos, muitas vezes sendo ofertados, sem terem uma noção da procura daquele produto bem como a aceitação dos mesmos, gerando um estoque grande e um volume de recursos empatados em produtos com pouca aceitação.

Entender como funciona o Setor do Vestuário, o perfil consumidor junto às pequenas empresas nos bairros de Montes Claros, é um cenário de grande desafio, para que o empreendedor possa demonstrar os resultados positivos no seu negócio.

Alguns setores dentro do segmento do vestuário, devem  observar como um diferencial, o que as lojas das grandes marcas, muitas vezes não priorizam. Com o crescimento da obesidade da população a Moda Plus, ou Moda GG, é a moda direcionada para pessoas que usam roupas acima do padrão convencional. Esse setor vem tendo um crescimento acima da média normal, uma vez com a obesidade, sobretudo o público feminino passa a utilizar com mais frequência, sendo um público exigente e querem produtos sofisticados.

Em visita nos bairros da nossa cidade, percebemos poucas lojas trabalhando neste setor, o que demonstra ser uma boa oportunidade, para alavancar seus negócios.

A moda gestante é outro mercado em expansão, mas que tendo dificuldade em encontrar, nas lojas, acabam improvisando usando roupas para não gestante.

Para o empreendedor que atua no segmento do Vestuário, é importante estar atento ao perfil do seu cliente, para que venha oferecer às suas necessidades dentro da tendência da moda, que sejam confortáveis e valorizam a beleza.

Não querendo cansar o leitor, estarei fazendo pequenos textos sobre vários setores produtivos, que tem objetivo de dar algumas “dicas”, proporcionando nesses momentos de crise, uma maior interação com os empreendedores. Bons Negócios.

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