O novo coronavírus, causador da doença covid-19 mudou a dinâmica das grandes cidades, fechou escolas, trouxe a necessidade do trabalho remoto e parou a economia, afetando o varejo alimentar de autosserviço – mercearias, minimercados . À medida que o status de pandemia veio à tona, vários outros impactos foram sentidos. Aqui em nossa cidade, o vírus chegou contaminando a economia e o mercado com a mesma velocidade que contaminou pessoas.
No setor de alimentos, apesar do poder econômico das grandes redes supermercadistas, que tem expandido na cidade, os minimercados e mercearias, não só tem se mantido, como têm registrado crescimento em suas vendas. As mudanças dos hábitos do consumidor, busca cada vez mais comodidade e praticidade para a realização de suas compras, beneficiando os pequenos mercadinhos, que estão localizados nos bairros da cidade, próximos aos aos seus clientes.
Em pesquisa realizada ficou comprovado que dois terços das pessoas que compram em supermercado e minimercados, compram sem planejamento, muitas vezes estimulados pela aparência dos expositores, e pela necessidade momentânea. Em Montes Claros conta hoje com mais de 2.600 pequenas mercearias, que criaram nos bairros nos bairros, um ponto de encontro da população local.
Em um momento de crise como este que estamos vivendo, adotar os princípios da sustentabilidade é lucrativo e viável também para os pequenos negócios. Ser sustentável é reduzir desperdícios, ampliar o valor financeiro da sua empresa, promover o bem-estar das pessoas envolvidas e contribuir para o meio ambiente, promovendo um mercado mais justo e competitivo. Mais do que cuidado com o meio ambiente, a sustentabilidade é uma postura da empresa, cada vez mais exigida como fator de competitividade ao longo do tempo.
O SEBRAE apresentou algumas dicas, que muito poderá ajudar a organizar o seu negócio:
ESTABELEÇA PARCERIA COM FORNECEDORES DA REGIÃO E COLABORE PARA A PRODUÇÃO LOCAL.
Estabelecer um relacionamento transparente e confiável com seus fornecedores, a fim de efetuar compras de produtores da região. Além de contribuir com a economia local, a medida também diminui o impacto ambiental causado pelo transporte e facilita o acesso a um mix de produtos típicos regionais.
APERFEIÇOE O SISTEMA DE COMPRAS E CONTROLE SEU ESTOQUE.
A melhoria no sistema de compras e um sistema de estoque organizado diminui o risco de aquisições desnecessárias, minimizando a possibilidade de perdas devido ao excesso de produtos estocados e/ou com validade vencida. Fique atento à sazonalidade e organize os expositores dispondo à frente os produtos mais próximos da data de vencimento.
OTIMIZE A LOGÍSTICA DE ENTREGA.
Aproveite ao máximo o uso de veículos para entrega em trajetos mais curtos e estimule o uso da bicicleta para pequenas distâncias. Isso poupa tempo e diminui os custos de transporte.
DESTAQUE OS ALIMENTOS DE ORIGEM ORGÂNICA.
Clientes que dão preferência a alimentos de origem ambientalmente correta procuram embalagens e selos que certificam a produção orgânica. Estimule o consumo desse tipo de mercadoria criando uma seção especializada e bem sinalizada.
MANTENHA OS SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO REGULADOS.
O maior consumo de energia em minimercados provém dos sistemas de refrigeração. Acompanhe diariamente a temperatura das câmaras frigoríficas, dos expositores e dos balcões, e faça manutenções periódicas. Isso evita perdas antecipadas de produtos mal acondicionados e gastos extras na conta de energia.
APOIE A VIZINHANÇA E TRANSFORME O SEU NEGÓCIO EM REFERÊNCIA LOCAL.
Um minimercado pode ser um importante parceiro da vizinhança. Informe-se sobre os eventos locais e inclua seu negócio em campanhas locais. A participação efetiva na vida do bairro inspira a confiança dos clientes e ajuda a fidelizar o público.
PRESERVE UMA RELAÇÃO SUSTENTÁVEL TAMBÉM COM A SOCIEDADE.
Todo negócio tem a responsabilidade social de zelar pelo bem-estar de funcionários e de colaborar com a comunidade em que está inserida. Informe-se sobre os problemas da sua região, crie um canal de comunicação com seus colaboradores, siga as normas de boa convivência, promova eventos que incentivem a cidadania e participe de atitudes que tenham impacto positivo para o bem coletivo.
Frutifique o seu negócio, que nessa crise seja o momento para reinventar e melhorar os seus negócios.