Nestes tempos de pandemia causada pela COVID-19, alguns empreendedores sentem-se acuados num ambiente marcado pela incerteza e insegurança. Se de um lado há que se tomar as precauções com as medidas protetivas e normas sanitárias, do outro temos a aceleração na transformação digital que já estava em curso, as mudanças nos padrões comportamentais da clientela e a crise econômica.

Um momento econômico ímpar, que pegou a todos de surpresa, na qual a transposição dependerá, primeiramente, da força de vontade de cada um em buscar superar ou até mesmo reinventar…  adequando e acreditando num futuro melhor para o seu segmento comercial.

Ao rever a história recente do desenvolvimento econômico do comércio da nossa cidade percebemos que no passado houveram momentos críticos e que os mesmos foram superados pelos empreendedores.

Recordo aqui do ano de 1996, quando surgiu a iniciativa da criação do Shopping Montes Claros. O local era uma fazenda, e os diretores do Grupo Bretas, contrataram uma pesquisa da APUP – Instituto de Pesquisa  ( Prof. Natal Padoani), uma das mais conceituadas de MG, para identificar a melhor localização para a construção do shopping, auxiliando assim na tomada de decisão e balizando o estudo de viabilidade do empreendimento.

Divulgado na imprensa local, a perspectiva de tal empreendimento dividiu a população, sobretudo no meio empresarial, onde muitos não acreditaram na viabilidade de um projeto ousado como o que se apresentava.

Naquela época a área comercial da cidade mantinha um perfil muito antiquado, onde poucas melhorias se apresentavam nas lojas. O layout era um tanto obsoleto e muitas vitrines eram mantidas por anos sem renovação. A má aparência do ambiente, o piso das lojas antigo, o atendimento da clientela com baixa qualidade, a pouca iluminação que tirava o destaque dos produtos, caracterizam um conjunto perfeito de acomodação: lojas sem atualizações ou com adequações periódicas.

Era comum um empresário acomodado utilizar como justificativa para a sua inércia ou pouca visão, valer-se da falsa convicção de que “o povo de Montes Claros“ se contentava com pouca coisa, bastava o básico, o trivial. Nada de melhoria contínua… era como se o norte-mineiro não viajasse, não assistisse televisão ou que não tivesse acesso às várias inovações que ocorriam com frequência no meio comercial de outras localidades.

Um outro dito popular que vale a pena relembrar e que frequentemente era utilizado, justificado a não adesão a projetos inovadores, era de que havia “uma cabeça de burro enterrada nesta cidade” (nada aqui iria pra frente). Também alguns colunistas sociais noticiavam com pessimismo sobre o empreendimento do Montes Claros Shopping, pois não acreditavam no sucesso do empreendimento naquele local.

Porém, a visão de futuro de um empreendedor que acreditou na transformação do Grupo Bretas – na época presidido pelo Sr. Estevam Duarte, investiu no Projeto, dando uma grande lição de ação planejada, iniciando o funcionamento pelo Supermercado, Posto de Gasolina e a construção do Shopping.

Começa aqui um novo círculo de desenvolvimento comercial da nossa cidade, onde o consumidor ao visitar as instalações do Shopping, foi imerso num novo ambiente inspirador e que lhe permitiu alcançar uma visão cosmopolita, com lojas bonitas e reluzentes, cinemas com lançamentos nacionais simultâneos, grandes marcas e um novo perfil de qualidade no atendimento aos clientes. O Montes Claros Shopping rapidamente virou referência comercial e não demorou muito para tornar-se o “point de encontro” da cidade e região. 

O impacto foi tamanho e a comparação dos clientes com as demais lojas tradicionais da cidade foi tanta, que começou a refletir na área comercial, onde muitos empresários tiveram que rever seus conceitos e sair da zona de conforto e também adequarem às suas instalações, dando um novo visual ao seu negócio.

Nesta mesma época, inicia-se o Polo Universitário com a abertura de várias faculdades particulares, abrigando jovens de toda a região e de outras cidades mais longínquas, criando um novo nicho de mercado, composto por um público sedento por inovações.

O sucesso do projeto inicial do Shopping, motivou a implementação da expansão com o crescimento da área comercial e a construção do  estacionamento coberto, alavancando   novos investimentos e atraindo várias renomadas marcas nacionais, que passaram então a ver a cidade como um bom polo para o crescimento dos negócios.

Neste mês de agosto ao visitar o Montes Claros Shopping, dentro da atual crise econômica causada pelo Coronavírus, nota-se com clareza a diminuição do seu público e a desistência de algumas empresas, porém, o seu brilho continua ativo ! Sobretudo porque os empreendedores que lá estão, sabem que esse momento vai passar e por isto continuam firmes transmitindo auto estima para o seu público consumidor e adequando o seu negócio ao “novo normal”.

Fica aqui este exemplo para os empreendedores que queiram transpor as suas atuais dificuldades, com esta inspiradora e real história de superação do comércio local, baseada em planejamento e Visão de Futuro.

Com o Montes Claros Shopping, “Montes Claros Montesclareou”!

(*) Consultor e Diretor da LD Consultoria

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