A convite dos proprietários do Bar e Restaurante Dinos, Reginaldo Gomes e Cassio Rodrigues na região central do Bairros Maracanã, estivemos reunidos onde foram abordados vários temas em relação às dificuldades que a área comercial, vem enfrentando nesse período de Pandemia, sendo o setor de Bares e Restaurantes um dos mais afetados nesta crise.
Luciano Meira disse que : “Naquela oportunidade relatamos, a nossa convivência com a população do Bairro Maracanã, que se iniciou em 1982, quando fomos responsáveis pela recuperação da quadra poliesportiva do centro religioso da Igreja Católica a pedido da Irmã Rosa, e a construção da quadra poliesportiva da Praça Beato Colen, a pedido do Sr. Sinezio, líder comunitário e empreendedor na área de Bares, um dos mais antigo do bairro.
Em 2012, fizemos o lançamento de um Programa de Apoio às Pequenas Empresas, do bairro Maracanã, na Praça do Beato Colen, numa parceria com diversas instituições do curso superior: Unimontes, Funorte, Instituto Federal, Faculdade Santo Agostinho, e Colégio Primas, onde os acadêmicos dos cursos de administração, economia, e contabilidade, visitaram diversos estabelecimentos comerciais daquele bairro, orientando aos empreendedores novas práticas de gestão.
Continuando disse que: “As dificuldades que o segmento de Bares e Restaurantes, estão encontrando não é só do momento atual, mas sim uma falta de uma política pública, para o fortalecimento do comércio local, que afeta a vários segmentos.
Com a Pandemia, agravou ainda mais, com a crise econômica, obrigando aos proprietários desses estabelecimentos repensarem o seu investimento.
O Bairro Maracanã, é um dos que mais tem crescido economicamente, com abertura de novos comércios e a falta do apoio público, restringiu somente a dedicação daqueles que tiveram um sonho e investiram na ideia do seu pequeno negócio.
Não devemos simplesmente tratar da fiscalização, que é feita pelos órgãos da Prefeitura, pois a participação dela na área econômica, é inexistente. Temos que ter um projeto consistente que venha melhorar e crescer em desenvolvimento econômico a área comercial do bairro Maracanã.
Lembrou que: “Por desinteresse da administração e dos atuais vereadores, não se criou mecanismo de proteção ao comércio local. Isso se faz com a criação de uma área comercial do bairro, através de um projeto de lei, que determina o espaço que compreende a área comercial do bairro, e das ações de melhoria que o poder público terá que cumprir, uma vez que os impostos que são pagos deverão serem revestidos para melhoria do Bairro.
Nesse sentido, sugerir criarmos um grupo de trabalho composto de empreendedores de vários segmentos entre eles o de Bares e Restaurantes, e apresentarmos para a Prefeitura um Projeto para criação da área Comercial do Bairro Maracanã, e como seria a atuação da Prefeitura nas áreas de Mobilidade Urbana, sinalização das vias de pedestres, semáforos , Vigilância ( Instalação de câmeras do Olho Vivo, e de eventos culturais, com a elaboração de um cardápio local.
Concluindo Luciano Meira, disse que “esse será o nosso compromisso, muito mais do que ficar reclamando, é termos uma proposta consistente, onde o poder público é chamado a cumprir o seu papel diante dos empreendedores locais que acreditam no desenvolvimento do bairro Maracanã.”