Em reunião realizada na quinta feira a noite com os candidatos a vereadores do Partido Democratas, foi mencionado pelo Álvaro Guilherme, que até então era Candidato a Prefeito para as eleições de 2020, que seguindo orientação da executiva estadual, determinou a coligação com o Partido Cidadania, do atual Prefeito Humberto Souto, uma vez que o Partido Democratas a nível estadual não teria disponibilidade para repassar ao diretório de Montes Claros o Fundo Partidário, e o Fundo Eleitoral, transferindo para o Partido Cidadania, as despesas com a campanha.
Outro fato mencionado, foi á necessidade da união dos partidos ( DEM/CIDADANIA),pois o Presidente Regional do Partido Democratas, Senador Rodrigo Pacheco, será um dos Coordenadores da Campanha em Belo Horizonte, do Partido Cidadania ( Partido Comunista ).
Foi relembrado que na Convenção do Partido Democratas em Montes Claros, todos os candidatos a vereadores, manifestaram publicamente, terem uma linha ideológica de conservadores de direita, motivo que os levaram até o partido pela sua tradição ideológica, e discordarem da candidatura da reeleição do atual Prefeito, pela ligação com o Partido Comunista que é investido o estatuto do Partido Cidadania. Relembraram o vídeo divulgado na Convenção do Partido Cidadania, onde Roberto Freire, considerado o mais renomado Comunista do Brasil, dando os comprimentos ao atual Prefeito.
Solicitaram ao Álvaro Guilherme, que transmitisse ao Prefeito e sua equipe, que os Candidatos a Vereadores do Partido Democratas, dispensam a ajuda oferecida para fazerem suas campanhas, ainda que poderia ser considerado uma troca porque, o Partido Democratas na coligação majoritária com o Prefeito, está cedendo o tempo de televisão e de rádio, que será administrado pelo Partido Cidadania.
Valores morais como ser Contra o Aborto, ser Contra a Reforma Agraria, ser contra a destruição da Família, ser contra a Ideologia de Gênero, ser contra a Teologia da Libertação, são princípios morais, de valores insubstituíveis, para os Candidatos a Vereadores do Democratas.
Assim o grupo dos vereadores do Partido Democratas em Montes Claros, terão como exemplo vivo, a luta do Presidente Bolsonaro. Sem recursos, sem fundo eleitoral e partidário, acreditam que a opinião pública conseguira definir qual é o caminho correto.
Cada candidato a Vereador do Partido Democratas irá custear sua campanha, ficando fora da participação da eleição majoritária, movidos por princípio ideológico, da incompatibilidade de união com o Partido Comunista ( Cidadania ).