Sou montesclarense da gema e tenho orgulho de aqui ter nascido e desfrutar da amizade de tantos conterrâneos.

Estou pedindo emprestado esta frase ao dicionário popular, para retratar fatos e situações, que muitas vezes enxergamos, porém não visualizamos. Vivenciamos a existência em tantos momentos da vida local, mas fingimos não entender, para desfrutar da simpatia alheia.

Na política local, por exemplo, que está uma zorra total, impera a falsa esperteza, sempre demagógica e improdutiva.

Pouco dias passados, tivemos a visita do Presidente da República Jair Bolsonaro à nossa cidade, onde a hospitalidade montesclarense brilhou, mas o que foi encaminhado para o Governo Federal de concreto? 

As palavras: sugestões, indicações, problemas foi a pobreza que o Presidente teve que conviver, com as demandas locais.

O Governo Federal conta com vários Programas que poderiam beneficiar a nossa cidade e região, como Marco Legal do Saneamento, Ferrovias, Turismo, Infraestrutura, Esportes, Cultura etc.

A ineficiência e enganação surgem quando nenhum projeto foi apresentado e sim – palpites e sugestões, fotografias posadas de políticos e lideranças no voo do papagaio de piratas, em matérias onde traz as famosas esqueléticas reivindicações, mesmo sabendo, que sem projeto nada no Governo Federal acontece.

O Presidente Bolsonaro educadamente entendeu o quadro local e se posicionou individualmente, privando-o de se envolver em cenas tão cômicas.

Algo parecido aconteceu em outras oportunidades onde o Ministro do Turismo em visita a nossa cidade, ouviu as famosas “lideranças”, mas nenhum Projeto foi entregue para o Governo Federal.

O orçamento de Montes Claros todos os anos é aprovado, retificado, noticiado, mas, setenta por cento dos recursos alocados no mesmo não são empregados conforme sua destinação, mas sim em emendas para áreas que o Prefeito tenha interesse.

A enganação é tão grande, que acompanhando as matérias na imprensa local, tenho impressão que elas estão em outro local.

No meio da implantação de várias indústrias do ramo farmacêutico em nossa cidade começamos a encontrar dificuldades de mão de obra técnica, porque a antiga Escola Técnica está paralisada e ninguém dessas tais lideranças, políticas e classistas, cobram ou tem um Projeto de reestruturação de uma escola de formação profissional em parceria com o Governo Federal e Estadual.

Homens de fibra escreveram com suor e veracidade a melhoria da qualificação técnica no passado. Na década de 1960 a Escola Francisco Sá, no horário noturno, foi uma escola profissionalizante, onde surgiram grandes técnicos que fizeram a manutenção das locomotivas da Rede Federal do Norte de Minas e Sul da Bahia. Com a predominância da falsa esperteza, esqueceram da nossa história.

Agora vem o momento das eleições, a fisionomia carcomida e sem vergonha do político local, sai às ruas à procura dos votos. O que fizeram em seus mandatos? Na Câmara Municipal o Ventrículo do Prefeito, nunca cobrou a implantação do Orçamento Municipal. Montou uma casa de festa e um ônibus para transportar cortejos fúnebres e se intitula como campeão da lambança da política local. A melhoria do transporte coletivo, uma proposta local que o ajudou a eleger, está minguada numa das piores crises, tanto financeiras como de assistência à população.

Será que essa é verdadeiramente a cidade que queremos para o nosso futuro? Quem realmente nos representa? Esse gosto de enganação existe no ar, até que ponto contagia a população?

Numa das manifestações em prol do Presidente Bolsonaro, contou até com político antigo embrulhado na bandeira nacional, mostrando como “contagiar” a população.

Peço desculpa ao eleitor, mas como Montesclarense tenho nojo dessa enganação. Fico triste diante de tantos programas federais e não termos um só projeto que nos beneficie.

Um Prefeito trancado em casa, há mais de dois anos e meio, ‘administrando’ o que não enxerga, a sexta maior cidade do estado. Muito cômico, para não dizer: que tristeza.

Minhas palavras são para lhe provocar leitor, saia da sua zona de conforto e nessa eleição escolha o que presta, deixe a ineficiência para essa turma que tanto disputam as “cadeiras da enganação”, vamos construir nossa cidade com novos sonhos e um futuro mais promissor e desenvolvimentista.

Acorda Montes Claros!

(*) Diretor e Consultor da LD Consultoria

Leave A Comment

you might also like