A historia de empreendedorismo de Luciano Meira, inicia em 1974, quando retorna a Montes Claros, após residir em Manaus. Enfrentando muitas dificuldades, que até hoje persiste, após entregar o seu curriculum em varias industrias, deparou com as baixas remunerações na ára industrial e resolve criar o seu primeiro empreendimento em Montes Claros.
Os anos setenta foram marcados com muitas festas, denominadas “hora dançantes” que iniciaram nas residências e posteriormente foram estabelecidas nos clubes da cidade. Naquela época o meio musical, era composto com conjuntos musicais como o Le Cherrie, Brucutus, Til, etc., que cobravam uma remuneração financeira considerada alta para aquele tempo.
Dai surgiu a idéia de Luciano Meira, criar o Flash Back Som & Promoções, um som mecânico que foi o primeiro de Montes Claros a apresentar nas festas do Automóvel Clube, onde durante três anos teve um contrato, para promover as horas dançantes do “Juventude em Brasa”, realizada naquele clube nas noites de sábado.
Com seu espirito empreendedor, ampliou os seus serviços e começou a sonorizar a maior parte deste tipo de serviços na cidade, como carnaval de rua, feiras e exposições, se tornando a maior empresa de sonorização da região, durante mais de 15 anos.
Nos anos setenta existia em Montes Claros somente uma estação de Radio na cidade, que transmitia em AM, que ficou famosa com o nome ZYD-7, a qual tinha uma qualidade de som que deixava a desejar.
O empreendedor Luciano Meira, resolveu então criar um Projeto através dos fios telefônicos, denominado Fio Musical, onde transmitia em quatro canais de musica, sem propaganda em um circuito fechado. Para funcionamento deste Projeto, teve que aprovar no DENTEL e no Ministério das Comunicações o projeto que legalizava este sistema. Iniciava assim o primeiro sistema de som local, com qualidade que antecedeu as Rádios FMs.
Iniciou este projeto com linhas físicas próprias, e depois de cinco anos, melhorou o sistema e passou a transmitir através do sistema telefônico da Telemig . Alem do sistema de transmissão das musicas em circuito fechado a empresa, que passou a denominar Central de Comunicação do Nordeste, instalava nos estabelecimentos caixas de som para o sistema de música ambiente. Naquela época chegou a contar com mais de 160 clientes, entre hotéis, bancos, lojas, farmácias, que pagavam uma mensalidade para terem o sistema de música ambiente Fio Musical. Este sistema funcionou mais de vinte anos, quando foi paralisado, por motivo de mudança de atividade econômica. Desenvolveu diversos projetos acústicos para hotéis, igrejas e um dos maiores o da Rodoviária de Montes Claros.
Visando o mercado de Manutenção Industrial, onde fabricava peças de manutenção para as industrias de Montes Claros, Luciano Meira, que detinha um grande conhecimento na área industrial, resolveu montar a Tornearia e Serralheria de Precisão São Tomé, que funcionou durante nove anos, no Bairro Edgar Pereira, onde prestou serviços para empresas de renome na área industrial como: Metalúrgica Norte de Minas, Coteminas, Copasa, Somai Nordeste, etc. Era na epóca uma das poucas empresas que trabalhavam na cidade com fabricação de peças de precisão( engrenagens, e fabricação de peças para maquinas industriais com medidas fechadas ). Nesta atividade atuou nove anos, tendo reestruturado a antiga empresa Valsa- Oleo de Mamona, em Sical Oleo de Mamona, onde tinha a capacidade de produção para esmagar 130 tonelas de bagas de Mamona, por dia. Nesta empresa além de reestruturar todo o parque industrial, adotou novos processos de produção de óleo de Mamona, conseguindo produzir o Óleo Tipo 1, ( para exportação ), que era comercializado no mercado internacional. O Processo industrial implantado trouxe a Montes Claros os de diretores da Empresa Francesa Elfen Atochen, que aprovaram todo o processo de produção de óleo vegetal, e se dispuseram a exportar o óleo produzido na empresa.
Com uma vasta rede de contato que tinha sido construída, resolve sair da área industrial e dedicar a área de consultoria, quando cria a empresa Linha Direta Consultoria & Negócios. Com uma atuação técnica em diversos Projetos, como: Projeto SODECOM , que foi transformado em Programa do Governo Federal com o nome de Promovales pelo então Presidente Itamar Franco. A convite do Banco do Nordeste, desenvolveu estudos denominados Cadeias Produtivas do Norte de Minas, passando a compor a equipe desta instituição Bancaria denominada Sig Polos, como o coordenador dos Arranjos Produtivos Locais do Norte de Minas. Durante três anos prestou serviços junto a CODEVASF no Perímetro Irrigado da Jaiba e no Perímetro Irrigado do Formoso (BA), desenvolvendo trabalhos na área de transformação de pequenas indústrias de doces de frutas.
Em 2009, resolve a dedicar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, e inicia a implantação da Lei Geral na cidade de Capitão Eneas e São Francisco. Em 2013, começa a implantação da Lei Geral de Montes Claros, um dos grandes desafios que o SEBRAE tinha ( desde do inicio da sua implantação na cidade ), tendo em vista um numero grande de bairros da cidade e por ser a sexta cidade em população.
O aspecto empreendedor e desafiador de Luciano Meira, aceitou o desafio e após três anos de trabalho não só implantou a Lei Geral, mas conseguiu que fosse formalizado mais de 13.000 pessoas como empreendedor individual. Hoje são 35.000 empresas, nos portes: MEi, ME e EPP.
As ações desenvolvidas em Montes Claros, tornaram referencia nacional onde, no ano de 2014 ganhou o Premio de segunda melhor equipe do Brasil, no Fomenta Nacional realizado em Cuiaba, realizado pelo SEBRAE.
Graças ao trabalho desenvolvido por Luciano Meira, iniciou uma estruturação das micro e pequenas empresas de Montes Claros, que só vieram a ter um tratamento diferenciado e voltado para as mesmas, depois da implantação da Lei Geral. Anterior a este trabalho, todo o foco do município era voltado para as grandes empresas estabelecidas no Distrito Industrial. Hoje o Programa das Micro Empresas envolvem mais de 35.000 , e abrigam mais de 130.000 pessoas que vivem do fruto do trabalho desenvolvido junto as mesmas.